terça-feira, 9 de julho de 2013

Histórias do Universo 25
VI - O Almirante
( Parte 2 de 6 )

–Espera... missão de colonização como assim?
–Colonizar outro planeta.
–Um planeta? Queres tornar o reino num império! Tu tens autoridade para isso?
–É uma necessidade. Neste momento é como se eu fosse o rei.
–Só mais duas coisas: primeiro onde é que tens uma nave de colonização? E segundo, mas não menos importante, o que é que eu percebo disso?
–O processo está todo automatizado. Mas preciso de uma colónia de seres humanos. Sei das tuas qualidades de liderança. Aceitas ou não?
–Isto está a ser um ano de doidos... Fui destacado para Ganymede.. há um ataque surpresa que destrói todas as nossas forças, acordo quase 50 anos depois numa câmara de hibernação, sem memória de ter ido dormir. A hierarquia militar funciona até ao momento, mas liderada por um tipo, que sabe-se lá como foi escolhido. Um civil, com uma patente ou título dado pelo falecido rei está a comandar, e oferece-me justamente a mim uma missão de colonização.
Já agora, eu dei-me ao trabalho de verificar a tua patente... mas não confio na verificação. Tu tens acordos com as IAs.
– Isso é um não?
– É um “preciso de pensar”.
–Tens 10horas para pensar. Ao fim desse tempo a proposta passa a ordem e vai para outra pessoa.
Matemaníaco abandonou a sala.
MC olhou para o comunicador.
–CEAlfa-0 o Matemaníaco abandonou-nos. Posso perguntar-te o que sabes dele?
–É o almirante.
–Sim, que mais?
–Ele dá as ordens.
– Finalmente percebi a parte "artificial" da vossa inteligência..
MC percebeu que dali não ia conseguir nada.
Duas horas depois, MC está com Isaacov e outros homens numa sala com várias dezenas de câmaras AS onde muitos homens e mulheres dormem o longo sono.
– Senhor comandante... Quem é este “Matemaníaco”?
– MC, você agora pertence às forças de defesa reais. Como qualquer soldado deve cumprir ordens!
– Eu jurei lealdade ao nosso falecido rei. Não a um civil desconhecido que de repente torna-se a pessoa mais importante do reino.
– Sub-comandante MC, a sua questão é legítima. Posso contar-lhe o pouco que sei, e que começa com uma história que ouvi quando era jovem.
– Vai contar-me uma história?
– Veio de uma fonte confiável. Veio do meu falecido avô, que serviu nos hangares espaciais militares de Júpiter.
– Ah bom, mais uma teoria da conspiração...
– Mas afinal, está interessado ou não? Eu não conto teorias da conspiração, e garanto que esta história nunca ouviu.
– Perdão senhor. Sou todo ouvidos.
A História que contam na escola militar sobre a guerra das máquinas não se passou exactamente daquela forma.
Cerca de 288 anos após o suposto colapso da última IA- nível H, um grupo de tecno-arqueólogos entrou nas ruínas da cidade de G4Laxet.
Vinham em missão para a extinta Organização dos Sistemas Unidos da Galáxia 1. Numa daquelas missões para determinar o perigo de contágio da ameaça a outros planetas se a quarentena fosse levantada.
Eram ruínas como outras milhares sobre o nosso planeta.
Ao fim de alguns dias, estavam prestes a declarar a cidade como segura, quando encontraram um andróide decapitado, com um corpo feminino. A cabeça parecia estar sobre uma poça de um metal prateado líquido. Veio-se a saber que a poça eram alguns milhões de milhões daquilo a que actualmente chamamos nanites. Inicialmente desprogramadas, mas ao entrar em contacto com as nanites na cabeça da dróide deu-se um processo de evolução na cabeça da dróide que a tornou independente do corpo. Ela falou com a equipa. Apresentou-se como sendo uma civil, vítima da guerra. Pensamos nos nossos civis, mas nunca nos ocorreu que houvessem IAs civís.
Naquela equipa, apenas a mulher que a encontrou, acreditou nela. Doutora Raquel Jovian.
A andróide disse chamar-se Mat3Mática. A equipa saiu da cidade, mas como toda a gente sabe, nada disto foi relatado
12 anos depois, toda a cidade foi reciclada, e naquele local plantou-se a floresta de Galaxet.
24 anos depois, a doutora foi atingida num tiroteio e dada como morta.
Só que misteriosamente voltou à vida. De acordo com o que sabemos hoje, foi restaurada com nanites.
– Nanites a trazer alguém de volta do mundo dos mortos é... inédito. Não há qualquer registo disso. Só lendas urbanas.
– O caso manteve-se em segredo, até dos familiares da doutora. Encontraram nanites na sua corrente sanguínea e temeu-se algum tipo de contaminação por um vírus das máquinas.
Mas ela lembrou-se do que se passou 24 anos antes naquela missão.
As nanites de Mat3Mática bloquearam-lhe a memória daqueles acontecimentos, apagaram as memórias dos outros membros da expedição, e até das câmaras de vigilância. Para todos eles foi apenas uma noite onde todos estavam cansados e dormiram. À doutora, ela deixou um grupo especial de nanites que lhe deram longevidade e o segredo mais bem guardado da história: o destino de Mat3mática.
– Tretas! Nanites imperiais há 600 anos?
– Pensei o mesmo durante muitos anos.
O que o fez mudar de ideias?
Depois da expedição, Raquel Jovian abandonou a tecno-arqueologia e casou com um agricultor, dos montes ibéricos, de nome Tycho Isaacov, meu antepassado directo.
Quando o meu avô morreu, eu e o meu pai visitámos a quinta desse meu antepassado.
Escondida, por detrás de um portal transdimensional estava uma cama de cristal com uma andróide decapitada e as tais nanites.
Para satisfazer o último desejo do meu avô, pusemos a mão nas nanites, e perdemos a consciência.
E isto que vou te dizer é incrível... mas eu sei o que vi.
Testemunhámos toda a vida da dróide Mat3Mática até ao dia em que foi decapitada, durante a guerra. Todos os segundos de 21 anos até ao dia em que foi brutalmente assassinada pelos seguidores de Dertrus Heiker.
Disse “assassinada” e não desligada.
Acompanhei 21 anos da vida dela. É difícil não me sentir de alguma forma...apegado.
– Se isso é verdade...
É verdade!
Porque me está a contar a mim?
Porque o almirante pediu.
– Ainda não percebi onde é que o almirante encaixa nesta história...E porque não conta ele próprio?
– MC,  só dois seres humanos vivos sabem disto, o outro está a salvar uma civilização planetária. Foi essa tua mania de que o mundo gira em torno do teu umbigo que fez com que te apagassem a memória.
–Que Que que... Como?

continua, nas primeiras horas após o final do dia 18 de Julho
update: adiado para a tarde do dia 19

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com um nickname ou nome a que esteja habituado.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade, não fuja ao assunto e não seja um mero "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
4) O desrespeito a estas condições poderá fazer com que seja eliminado o seu comentário ou casos extremos desactivados os comentários.